segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Crianças Perdidas: Sucesso no primeiro final de semana

No primeiro final de semana em que se iniciou, a ação da Orla Rio em prol de colaborar com a diminuição das crianças perdidas nas praias cariocas distribuiu 273 pulseirinhas aos menores que se cadastraram nos Postos de Salvamento de Arpoador, Ipanema e Leblon.

Dotados de documento de identidade, os pais identificavam seus filhos através de pulseirinhas coloridas (uma cor para cada Posto de Salvamento) nas quais estão escritos com caneta à prova d'água o nome da criança, e o nome e telefone celular de seu responsável.

Foi a seguinte a disribuição de pulseirinhas ocorrida por Posto de Salvamento:
Posto 7 => 67
Posto 8 => 36
Posto 9 => 51
Posto 10 => 55
Posto 11 => 39
Posto 12 => 35
 
Total => 283 crianças

Felizmente não houve qualquer ocorrência de criança perdida nestes locais ao longo de todo o último final de semana.  A ação continuará ao longo de todos os finais de semana deste verão, nas praias de Arpoador, Ipanema e Leblon

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ajuda para encontrar Crianças Perdidas nas praias cariocas começa hoje

Chegou o grande dia em que as praias cariocas passam a possuir um sistema capaz de trazer solução a um dos maiores problemas que enfrentam seus frequentadores: as centenas de crianças perdidas em dias ensolarados de verão. Em meio ao mar de gente que se espreme pelas areias, em pé e deitados, as crianças são meras gotas que facilmente se desprendem de seus responsáveis trazendo agonia e sofrimento para os envolvidos.

Num projeto pioneiro, que tem sua primeira fase focada nas praias de Ipanema e Leblon, a Orla Rio estará utilizando os Postos de Salvamento destas praias, agora sob sua Concessão, para funcionar como pontos de prevenção e do encontro entre pais e responsáveis com suas crianças perdidas.

Nos Postos de Salvamento estarão sendo distribuídas pulseiras feitas em material impermeável (para cada Posto haverá uma cor específica - veja quadro ao lado) onde serão preenchidos em caneta a prova d'água o nome da crianca, o nome do responsável e um telefone para contato. Assim, caso se perca, a criança será encaminhada para o Posto de Salvamento correspondente à cor de sua pulseira. Da mesma forma deverão se comportar os pais e responsáveis, se dirigindo para o Posto de Salvamento onde cadastrou sua criança ao chegar na praia.

Nada substitui a atenção e o cuidado com as crianças em locais de grande aglomeração de pessoas, entretanto nós da Orla Rio acreditamos que as pulseiras irão colaborar sobremaneira para minimizar os problemas de centenas de famílias que nos deram o prazer de fazer das praias cariocas o local para seu lazer.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mais novidades do projeto Praia para todos


O PRAIA PARA TODOS atende às necessidades de cerca de 40 deficientes físicos por dia. Na edição passada mais de 700 pessoas foram beneficiadas diretamente. Ricardo Berna, goleiro campeão brasileiro de 2010 pelo Fluminense, prestigiará o projeto PRAIA PARA TODOS, neste sábado (18/12).  Às 10h, será realizada uma partida de beach soccer com a presença de 10 jogadores do futebol de cinco, do Instituto Benjamin Constant, e o goleiro tricolor.
No futebol de cinco, os jogadores de linha são deficientes visuais e o goleiro não tem qualquer deficiência. Sandro Laina, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, destaca a importância do PRAIA PARA TODOS. “Esse trabalho é fundamental. Precisamos adequar com urgência os locais públicos para os deficientes. A presença do Berna só fortalece a nossa luta. A união de todos é fundamental a fim de alcançarmos nossos objetivos”.
O projeto PRAIA PARA TODOS voltou à Orla Carioca no último sábado e nesta segunda edição ficará com um posto fixo todos os sábados, de 9h as 14h, no Posto 3, da praia da Barra da Tijuca.
No verão passado, o projeto passou pelas praias da Barra da Tijuca, Copacabana, Ipanema e Piscinão de Ramos. A intenção do Projeto é seguir negociando com a Prefeitura do Rio e buscar mais patrocinadores visando oferecer à sociedade outros pontos fixos acessíveis no extenso litoral carioca. Os coordenadores do projeto pretendem fazer do Posto 3 um modelo de acessibilidade para outros pontos.
A iniciativa tem como objetivo aumentar a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promover mais sociabilidade e, ainda, despertar a atenção da opinião pública que não oferece estrutura adequada. Todas as atividades serão ministradas e realizadas sob a orientação de profissionais especializados da área de educação física e fisioterapia, além de estagiários e voluntários da instituição Novo Ser, organizadora e produtora do Projeto. O PRAIA PARA TODOS conta com o patrocínio da Orla Rio, Açaí Roots e tem como mantenedor a empresa Radix.
Serviços oferecidos pelo PRAIA PARA TODOS:

  • handbike para empréstimo,
  • esteira para passagem de cadeiras de rodas,
  • cadeiras anfíbias – de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutuam na água –,
  • atividades esportivas adaptadas como frescobol, vôlei sentado de praia, peteca e surf adaptado (com Rico de Souza),
  • jogos recreativos, piscininha infantil,
  • vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e
  • tendas de apoio.
 O PRAIA PARA TODOS atende às necessidades de cerca de 40 deficientes físicos por dia. Na edição passada mais de 700 pessoas foram beneficiadas diretamente. 

Orla Rio e UNICEF, mais praia e mais cidadania para você

A Orla Rio apoia a campanha "Por uma infância sem racismo" lançada pelo UNICEF. Assista ao vídeo com a participação do ator Lázaro Ramos, embaixador do UNICEF no Brasil ou acesse o site www.infanciasemracismo.org.br para mais informações. Participe! Divulgue! E junte-se a nós para garantir direitos de cada criança e cada adolescente.




segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Programação da Orla TV

Neste calor, nada como assistir ao melhores times do mundo na beira mar saboreando um chopp bem gelado...

Confira abaixo toda a programação da orla TV!


Orla Rio lança pulseira para monitoramento de crianças perdidas

 Para dar mais tranquilidade aos pais que levam os filhos às praias do Leblon e de Ipanema, a concessionária Orla Rio lança, no dia 22 de dezembro (quarta-feira), um projeto-piloto do sistema de monitoramento para crianças perdidas. O projeto funcionará de 24/12 a 23/03/11, sempre aos fins de semana e feriados. Ao chegar à praia, os responsáveis deverão levar os pequenos aos postos de salvamento 7 ao 12, onde  receberão uma pulseira impermeável com identificação da criança, nome e telefone do responsável. Cada posto terá uma bandeira de uma cor para facilitar a localização. Caso ela se perca, basta ser encaminhada até a unidade referente à cor da pulseira. A criança ficará dentro do posto e o operador entrará em contato com a família.
“Todos os anos, vemos muitas crianças se perderem nas praias e também a dificuldade dos pais em localizá-las. Sem falar que muitas pessoas, quando encontram uma criança perdida, não sabem para onde encaminhá-las. Com esse sistema, o processo de localização será mais rápido e eficiente, amenizando o desespero dos pais e dos filhos”, disse vice-presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto.

Cor dos postos:
7 - amarelo
8 - vermelho
9 - rosa
10 - azul
11 - laranja
12 – verde

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Continuam os trabalhos para um Verão mais bonito!

A Orla Rio, além de estar procedendo à instalação das novas coberturas dos Decks dos quiosques de Copacabana e Leme, vem também efetuando a troca das lonas que cobrem os novos quiosques. Com o apoio de caminhão munk para a retirada da cumeeira, as lonas são então trocadas e as tesouras que compõem a estrutura recebem manutenção corretiva e preventiva. Garantia de um verão com mais qualidade aos frequentadores das praias cariocas

domingo, 5 de dezembro de 2010

Continua a Faxina dos Decks de Copacabana e Leme

Dando continuidade à preparação dos quiosques da orla de Leme e Copacabana  para o verão que se avizinha, a Orla Rio está recuperando e pintando os Decks e as tabeiras do acesso aos vestiários do subsolo. Uma força tarefa de mais de 10 homens está sendo utilizado no intuito de deixar tudo prontinho para permitir a todos os visitantes de nossa Cidade, assim como a seus moradores, usufruir do ambiente de nossas praias com a qualidade e o conforto que todos merecem.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Decks de Copacabana e Leme recebem novas coberturas

A Orla Rio está dando continuidade à instalação das novas coberturas dos Decks de quiosques das praias de Copacabana e Leme.Já estão prontos os DECKs do McDonald's, Bar do Rio (Band), Rio Sul e Quiosque Chopp Brama.

Na próxima semana serão mais 3 Decks contemplados. A estimativa para a troca de todos os ombrelones é de aproximadamente 40 dias, estando todas já neste verão disponibiilizadas à população.



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Esclarecimentos sobre a matéria da Veja Rio

A revista Veja desta semana, em sua edição Rio, publica reportagem acerca de pretensas ilegalidades da Orla Rio em sua incumbência em administrar e preservar importantes mobiliários de nossas praias (Reportagem da Veja)



Na matéria, mesmo após ter sido informado oficialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro (leia aqui a copia do email) da inexistência de qualquer dívida da Concessionária Orla Rio para com ela, o jornalista autor foi infeliz ao afirmar haver uma dívida de mais de R$ 1,8 milhão em pagamentos não realizados.


Em outro trecho o jornalista omite que, "Em Ação cujo autor é o Ministério Público, foram julgados improcedentes os pedidos com decisão prolatada em 30/09/2009 pelo Juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública" (fato que lhe foi informado oficialmente em nosso email com as respostas às perguntas por ele formuladas(Conheça a integra de nossas respostas aqui). Da forma que está apresentado na matéria, deixa a entender que o MP está investigando irregularidades pretensamente ocorridas pela Concessionária e pela Prefeitura, que já foram investigadas e julgadas improcedentes, lembramos uma vez mais,.


Em sua matéria, o jornalista lamentavelmente omite o fato dos Postos de Salvamento serem fonte de prejuízo da casa de R$ 3,6 milhões anuais aos cofres da Prefeitura, além de obrigar o deslocamento de mais de 80 garis de suas funções nas ruas cariocas para sua operação. Os mesmos foram recebidos pela Orla Rio através do Termo de Ajuste entre o Município e a Concessionária com fundamento no artigo 65, letra D, parágrafo segundo, da Lei Federal das Licitações 8.666/91. Diversas unidades encontravam-se quase sem condições de uso, com louças danificadas e partes estruturais comprometidas e mesmo tendo o prazo de 9 meses para sua reforma, já procedemos em menos de 30 dias à colocação em condições adequadas de uso e à pintura e restauração de todos os postos da Zona Sul (abaixo em nosso blog encontra-se o descritivo de todos os serviços que estamos prestando, assim como fotos do produto final que estaremos legando ao Rio de Janeiro). Tudo isto fruto de nossa consciência da importância deste mobiliário no contexto do verão carioca.


Que o profissional jornalista e sua conceituada publicação gostem ou não das obras de remodelação de nossas praias, um projeto que já foi premiado internacionalmente e que tem sido modelo para outras intervenções similares que estão ocorrendo em cidades costeiras brasileiras, é um direito democrático que lhes assiste. Mesmo assim, ele se dobra às qualidades ambientais, urbanísticas e sociais do projeto. Apenas sentimos que, por uma infelicidade editorial, tenha passado aos seus leitores informações errôneas acerca do assunto, sem haver utilizado quaisquer dos esclarecimentos que lhe foram prestados pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Concessionária.


Importante frisar que a Orla Rio não é apenas João Barreto, mas uma equipe de mais de 180 profissionais dedicados exclusivamente a conservação, administração e aperfeiçoamento dos 309 quiosques das praias, e agora dos seus 27 Postos de Salvamento, fazendo com que a operação destas unidades seja feita com a qualidade à altura dos frequentadores da orla carioca e sempre procurando trazer novos e melhores serviços à população do Rio de Janeiro (Leia a matéria publicada pelo jornal O Dia aqui)


Para que possamos desempenhar este trabalho com o orgulho que o fazemos, somos todos na Orla Rio incentivados e motivados pelo amor e dedicação de João Barreto pelo Rio de Janeiro, e que às custas de seus próprios esforços conseguiu alçar na pirâmide social, sempre contribuindo para a geração de dezenas de milhares de empregos formais ao longo de sua vida profissional inteiramente dedicada à qualificação do ambiente das praias cariocas. Sem contar que esta atividade vem contribuindo ao longo do tempo com a arrecadação de dezenas de milhões de reais em impostos para nossa Cidade.


Nós da Orla Rio, continuaremos em frente com a missão que nos impusemos, de contribuir a cada dia mais através do nosso trabalho, pela melhoria da qualidade de vida de nossa Cidade, de seus moradores e visitantes, assim como de todos aqueles que labutam dia e noite na orla marítima carioca, procurando trazer mais conforto e serviços a toda população em suas horas de lazer.


Agradecemos uma vez mais a confiança em nós depositada pela população carioca, suas Autoridades e pelos nossos parceiros comerciais, pois sem seu importante apoio não nos seria possível desenvolver este projeto de constante melhoria das praias cariocas.

domingo, 21 de novembro de 2010

Orla do Rio estará pronta para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016



A Orla Rio, Concessionária que administra os 309 quiosques da orla e os 27 postos de salvamento, anuncia preparação para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Todos os quiosques – do Leme ao Pontal – e os postos de salvamento serão totalmente remodelados até as competições. Turistas e frequentadores das praias terão acesso à variedade gastronômica, maior oferta de sanitários e outros serviços, além de projetos para portadores de necessidades especiais, monitoramento de crianças perdidas e pontos de informações turísticas.

A Praia de Copacabana ganhará, até fevereiro de 2011, quatro novos Decks, com dois quiosques cada. Esses oito novos quiosques somam-se aos 28 já existentes nesse trecho. Durante as festas de fim de ano, os tapumes serão reduzidos a menos da metade do tamanho atual, amenizando o impacto sobre o Reveillon carioca. Já em março, após o Carnaval, começará uma nova etapa de obras para cumprir o cronograma firmado com a Prefeitura para entrega dos 64 quiosques do Setor 1 (Leme e Copacabana). Essas novas unidades, que estão em fase de construção, possuem em sua área externa quiosques com o mesmo design e a mesma capacidade de operação que as unidades anteriormente instaladas. São Conrado,  Barra e Recreio, também ganharão projeto para seus quiosques rumo às competições de 2014 e 2016.


Mais segurança, acessibilidade e sustentabilidade nos Postos de Salvamento


Para reforma total dos 27 postos de salvamento estão sendo investidos R$ 6 milhões. As obras serão concluídas em 18 meses, mas antes disso, em 75 dias, será finalizada a etapa de manutenção corretiva.

Os postos terão um novo padrão visual, com remodelação dos espaços para a criação de áreas internas com boxes fechados e local seco para a troca de roupas, armários para os freqüentadores guardarem seus pertences, além da ampliação das facilidade de acesso aos portadores de necessidades especiais. As grades e paredes de concreto que delimitam a área dos Postos, e que criam barreiras à visão das praias, serão substituídas por painéis de vidro Blindex temperado.

Com a preocupação da sustentabilidade, placas solares serão instaladas para gerar energia para iluminação interna, dutos permitirão o reaproveitamento da água do banho para uso nos vasos sanitários e o seu deck, a exemplo dos novos quiosques, será feito de madeira plástica obtida da reciclagem de garrafas pet.

O projeto, orçado em mais de R$ 6 milhões, já foi aprovado pelo Inepac e a Orla está apenas aguardando a aprovação da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente.

A partir de 2011, os 27 postos do Flamengo ao Pontal passarão a funcionar também como centrais de informações aos turistas.  As unidades terão totens com guias de serviços e pontos turísticos, além de mapas da cidade.

Para proporcionar mais segurança aos pais que costumam levar crianças à praia, a Orla Rio vai lançar um serviço de monitoramento de crianças perdidas. No início, cada quiosque oferecerá pulseiras de cores diferentes para facilitar a localização dos pequenos. Depois, será instalado um sistema em que as crianças tiram fotos assim que chegam à praia e, em caso de desencontro, a foto aparecerá em todos os monitores da Orla TV. (leia em O Dia)

Mais acessibilidade nas praias




Para garantir maior comodidade aos portadores de necessidades especiais, a Orla Rio patrocina o Projeto Praia para todos – Lazer e Desporto nas praias cariocas, organizado pelo Espaço novo ser . O local escolhido será o Posto 3, da Barra, onde será oferecida toda infraestrutura para que essas pessoas possam não apenas ir à praia, mas também chegar até o mar em equipamentos especiais. O Projeto começa em 11 de dezembro e será sempre aos sábados, das 9h às 14h, por um período de seis meses.


Conheça aqui mais detalhes deste importante projeto de inclusão social: 


Ainda dentro de seu projeto de acessibilidade nas praias cariocas, a Orla Rio lançou uma mesa especial para cadeirantes. Projetadas pela AmBev, as mesas são mais largas e mais altas que as normais, permitindo que as cadeiras tenham encaixe perfeito. A novidade já está em fase de testes nos quiosques Chopp Brahma e será estendida para os outros estabelecimentos no ano que vem.

sábado, 20 de novembro de 2010

Orla Rio de cara nova



Novo Logotipo em 3D já estará nos tapumes das obras dos 4 novos Decks de quiosques da orla de Copacabana


Reciclagem de Óleo de Cozinha nos quiosques ajuda a manter a integridade do meio ambiente.


Continua a reciclagem do óleo de cozinha utilizado no preparo dos alimentos de todos os 28 novos quiosques da orla de Copacabana e Leme.


Resultado da cocção dos alimentos servidos, este material é recolhido diariamente e disponibilizado para a reciclagem. É então transformado em material de limpeza biodegradável, que passa também a ser utilizado pelos próprios quiosques, num verdadeiro ciclo virtuoso


No ano de 2009, um total de 19.505 Litros deixou de ir para a rede pública. Em  2010, até o mês de setembro, foram  14.437 Litros que tiveram uma destinação adequada, colaborando com a manutenção em condições de qualidade do ecossistema de nossas praias

Orla Rio executa revisão em todos os equipamentos de exaustão dos novos quiosques de Copacabana, trazendo um verão com mais qualidade para todos.

 De forma a assegurar o perfeito funcionamento dos sistemas de exaustão dos novos quiosques da orla marítima de Copacabana e Leme, a Orla Rio está procedendo a uma completa manutenção em todas as unidades. Assim estaremos garantindo a qualidade do ar expelido por nosso sistema de exaustão, mantendo o em torno dos quiosques livres de quaisquer odores e resíduos de gordura



SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS:

  • Tratamento e Pintura das Chapas dos Dutos de Exaustão dos Quiosques.

  • Tratamento das Chapas dos Exaustores.
- Será realizado o tratamento (eliminação da Oxidação) das chapas dos Dutos, Grelhas e Pescoços de Exaustão, utilizando o método de lixamento com equipamento elétrico e, quando a situação exigir, utilizar o método manual, com 
posterior limpeza da superfície, para que estas chapas estejam preparadas para o recebimento do PRIMER.
Na impossibilidade de realizar o tratamento das referidas chapas, ou seja, a área da chapa que não permitir o lixamento por estar muito oxidada, será refeita com o mesmo material existente.

  • Pintura das chapas dos Exaustores.
- Após ser realizado o tratamento das chapas dos Exaustores, as mesmas serão protegidas com PRIMER.

  • Manutenção nos Motores dos Exaustores.

  • Será feita a Lubrificação dos Motores dos Exaustores das Bases dos Quiosques da Orla de Copacabana.

  • Será feita a Troca de todas as Correias de engrenagem dos referidos Motores/Máquinas.