domingo, 21 de novembro de 2010

Mais segurança, acessibilidade e sustentabilidade nos Postos de Salvamento


Para reforma total dos 27 postos de salvamento estão sendo investidos R$ 6 milhões. As obras serão concluídas em 18 meses, mas antes disso, em 75 dias, será finalizada a etapa de manutenção corretiva.

Os postos terão um novo padrão visual, com remodelação dos espaços para a criação de áreas internas com boxes fechados e local seco para a troca de roupas, armários para os freqüentadores guardarem seus pertences, além da ampliação das facilidade de acesso aos portadores de necessidades especiais. As grades e paredes de concreto que delimitam a área dos Postos, e que criam barreiras à visão das praias, serão substituídas por painéis de vidro Blindex temperado.

Com a preocupação da sustentabilidade, placas solares serão instaladas para gerar energia para iluminação interna, dutos permitirão o reaproveitamento da água do banho para uso nos vasos sanitários e o seu deck, a exemplo dos novos quiosques, será feito de madeira plástica obtida da reciclagem de garrafas pet.

O projeto, orçado em mais de R$ 6 milhões, já foi aprovado pelo Inepac e a Orla está apenas aguardando a aprovação da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente.

A partir de 2011, os 27 postos do Flamengo ao Pontal passarão a funcionar também como centrais de informações aos turistas.  As unidades terão totens com guias de serviços e pontos turísticos, além de mapas da cidade.

Para proporcionar mais segurança aos pais que costumam levar crianças à praia, a Orla Rio vai lançar um serviço de monitoramento de crianças perdidas. No início, cada quiosque oferecerá pulseiras de cores diferentes para facilitar a localização dos pequenos. Depois, será instalado um sistema em que as crianças tiram fotos assim que chegam à praia e, em caso de desencontro, a foto aparecerá em todos os monitores da Orla TV. (leia em O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário