
O PRAIA PARA TODOS atende às necessidades de cerca de 40 deficientes físicos por dia. Na edição passada mais de 700 pessoas foram beneficiadas diretamente. Ricardo Berna, goleiro campeão brasileiro de 2010 pelo Fluminense, prestigiará o projeto PRAIA PARA TODOS, neste sábado (18/12). Às 10h, será realizada uma partida de beach soccer com a presença de 10 jogadores do futebol de cinco, do Instituto Benjamin Constant, e o goleiro tricolor.
No futebol de cinco, os jogadores de linha são deficientes visuais e o goleiro não tem qualquer deficiência. Sandro Laina, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, destaca a importância do PRAIA PARA TODOS. “Esse trabalho é fundamental. Precisamos adequar com urgência os locais públicos para os deficientes. A presença do Berna só fortalece a nossa luta. A união de todos é fundamental a fim de alcançarmos nossos objetivos”.

No verão passado, o projeto passou pelas praias da Barra da Tijuca, Copacabana, Ipanema e Piscinão de Ramos. A intenção do Projeto é seguir negociando com a Prefeitura do Rio e buscar mais patrocinadores visando oferecer à sociedade outros pontos fixos acessíveis no extenso litoral carioca. Os coordenadores do projeto pretendem fazer do Posto 3 um modelo de acessibilidade para outros pontos.
A iniciativa tem como objetivo aumentar a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promover mais sociabilidade e, ainda, despertar a atenção da opinião pública que não oferece estrutura adequada. Todas as atividades serão ministradas e realizadas sob a orientação de profissionais especializados da área de educação física e fisioterapia, além de estagiários e voluntários da instituição Novo Ser, organizadora e produtora do Projeto. O PRAIA PARA TODOS conta com o patrocínio da Orla Rio, Açaí Roots e tem como mantenedor a empresa Radix.
Serviços oferecidos pelo PRAIA PARA TODOS:
- handbike para empréstimo,
- esteira para passagem de cadeiras de rodas,
- cadeiras anfíbias – de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutuam na água –,
- atividades esportivas adaptadas como frescobol, vôlei sentado de praia, peteca e surf adaptado (com Rico de Souza),
- jogos recreativos, piscininha infantil,
- vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e
- tendas de apoio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário